Resenha: Sejamos Todos Feministas

Que o assunto (FEMINISMO) divide opiniões e está em voga ultimamente é fato. Não quero com esta resenha causar “furor”, mas como para mi...


Que o assunto (FEMINISMO) divide opiniões e está em voga ultimamente é fato. Não quero com esta resenha causar “furor”, mas como para mim a leitura deste livro foi bastante elucidativa talvez ao discorrer sobre ele mais pessoas se interessem pelo tema.
Sejamos todos feministas é uma obra literária que foi adaptada a partir de um discurso no TEDxEUSTON em 2012 pela autora Chimamanda Ngozi Adichie. A autora lança mão de suas experiências pessoais para mostrar o quanto a mulher ainda é tratada de forma desigual em seu país a Nigéria e como são mal vistas aquelas que tentam se libertar destes dogmas que são enraizados socialmente.
Chimamanda narra o como as mulheres são excluídas e privadas de certas práticas culturais e por vezes até invisíveis dentro da sociedade nigeriana, defende a necessidade de um protagonismo feminista para que haja a conquista da liberdade e da igualdade para o gênero feminino.
Ainda que breve o livro é de grande relevância pois por meio dele percebemos o quanto precisa ser feito no que diz respeito a desigualdade de gênero. Simples e de fácil compreensão a leitura é envolvente e agradável. Com uma linguagem leve, direta e bem-humorada a autora nos conduz a uma reflexão extremamente necessária e nos mostra que é preciso desconstruir conceitos que nos travam e nos impedem de ser quem somos. Como diz Adichie:

“O problema da questão de gênero é que ela prescreve como devemos ser em vez de reconhecer como somos. ”
ADICHIE, 2012

Uma obra atual que traz grandes ensinamentos e mostra a importância de se pensar e ressignificar o conceito de gênero através de uma prática feminista efetiva. Por tudo isso recomendo sejamos todos feministas. Vale a pena.

You Might Also Like

0 Comentários