Papo Sério: Dia internacional da mulher, feminismo e empoderamento!

Imagem:   Carol Rossetti Chegamos a mais uma data importante, e cá estou eu, em mais um papo sério! Hoje venho para falar de um assun...

Imagem: Carol Rossetti

Chegamos a mais uma data importante, e cá estou eu, em mais um papo sério! Hoje venho para falar de um assunto que está muito presente no meu dia a dia, mas não muito aqui no blog, por isso já venho a muito tempo, com a vontade de começar a abordar mais este assunto por aqui, e esta data é bem propícia para este (re) começo. Então é isso, vamos ao papo sério de hoje, com os temas centrais deste post: mulheres, feminismo e empoderamento.

Para quem não conhece o verdadeiro significado do Dia Internacional da Mulher, estão vai aí:
Comemora-se o Dia Internacional da Mulher em 8 de março por causa de um episódio histórico. Ocorrido em 1911, quando as funcionárias de uma fábrica da Triangle Shirtwaist Company em Nova York, nos Estados Unidos, entraram em greve reivindicando melhores condições de trabalho. Elas pediam uma jornada de trabalho menor (de 16 para 10 horas diárias), melhores tratamentos no ambiente de trabalho e que seus salários fossem equiparados aos dos homens.  Mas, no dia 25 de março houve um incêndio na fábrica, do qual a maioria dos 600 trabalhadores conseguiu sair da fábrica, mas 146, sendo 125 mulheres, morreram.
Em 1977, a ONU declarou o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, para homenagear as lutas feministas por igualdade, justiça e respeito. No entanto, a celebração do dia internacional da mulher, infelizmente, com o passar do tempo veio perdendo o seu sentido original, ganhando um caráter festivo e comercial. Deixando de lado o seu sentido real, que é a reflexão sobre as conquistas femininas, ao longo dos séculos superando o machismo e o preconceito existentes na sociedade.

Infelizmente, o feminismo ainda é muito discriminado, e considerado por muitos como algo ruim. Mas, o feminismo nada mais é, do que uma "ideologia que defende a igualdade, nos aspectos: social, político, econômico, entre homens e mulheres.".
O feminismo não prega ódio, muito menos a dominação das mulheres sobre os homens, luta por igualdade e pelo fim da dominação de um gênero sobre outro. O feminismo não é o contrário de machismo. "Machismo é um sistema de dominação. Feminismo é uma luta por direitos iguais."
O feminismo não tem nada a ver com deixar de usar batom, salto, se depilar, gostar de moda ou  sua liberdade sexual, como muitos dizem por aí. O feminismo vem para nos dizer, que isso tudo é uma escolha nossa. Que nós só vamos usar maquiagem quando quisermos, não porque temos a obrigação de estarmos impecáveis e lindas todos os dias. Sim, o feminismo é libertador!

"O feminismo não é um livro de regras para as mulheres seguirem, mas sim, um livro em branco para que possam escrever o que quiserem."
Segundo a ONU, "empoderar mulheres é promover a equidade de gênero em todas as atividades sociais e da economia são garantias para o efetivo fortalecimento das economias, o impulsionamento dos negócios, a melhoria da qualidade de vida de mulheres, homens e crianças, e para o desenvolvimento sustentável."
O Empoderamento Feminino é um papel de todos, homens e mulheres. Empodere! No trabalho, na internet, entre amigos, na igreja, na praça, na escola... Empodere!

Neste último sábado estive em Congonhas - MG, para participar do Segundo Encontro de Mulheres da Arquidiocese de Mariana, é lá participei do grupo de debate com o tema: "Política e Participação Feminina", lá discutimos alguns temas como o machismo e a discriminação racial, analisamos alguns dados assustadores sobre a participação de mulheres em espaços públicos, com no mercado de trabalho e na política no Brasil. Como também, discutimos alguns pontos e respostas para estas análises. O encontro fui muito produtivo e enriquecedor. Pude conhecer melhor como as comissões e pastorais que abordam temas tão importantes, como mulheres, se organizam dentro da igreja. E acho que é assim que devemos seguir, procurando sempre por conhecimento, para podermos chegarmos cada vez mais longe. Hoje, no Dia Internacional da Mulher deixo esta reflexão a vocês, mulheres e homens. Seguiremos lutando e empoderando!!

You Might Also Like

0 Comentários