Resenha: Extraordinário

Título: Extraordinário Autor: R.J Palácio Editora: Intrínseca Páginas: 320 ISBN: 978-85.8057.301-5 Este livro me...


Título: Extraordinário

Autor: R.J Palácio
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
ISBN: 978-85.8057.301-5






Este livro me foi muito recomendado pela minha adorada irmã e por duas amigas (sendo uma delas a dona do blog rs.) E eu demorei muito a ler, e quando enfim comecei só sabia me questionar o porquê da demora. Bem, sem mais delongas, deixe-me falar sobre um livro que com certeza já está entre os meus preferidos.
August Pullman é um garoto de dez anos que nasceu com uma síndrome genética, cujo resultado é uma deformidade facial. Apesar de já ter passado por diversas cirurgias, sua fisionomia ainda é diferente. Por conta disso, Auggie (como seus amigos e familiares o chamam) nunca frequentou a escola, até que sua mãe decide mudar isso. O garoto se recusa veementemente, mas ao conhecer o simpático diretor da instituição o Sr. Buzanfa, acaba por aceitar.
Acostumado com o espanto das pessoas ao vê-lo, o maior desafio de Auggie é provar para as crianças da escola que apesar de sua aparência incomum ele é um garoto igual aos outros. Enfrentando as diferentes reações das pessoas que o conhecem, o que mais cativa é a forma como ele lida com isso, mesmo sofrendo com o julgamento dos outros ele é gentil, tem atitudes encantadoras, além de um caráter admirável.
A narrativa traz o ponto de vista de Auggie e também as diferentes perspectivas sob a ótica de quem convive com ele, como sua irmã Olivia, a quem ele chama carinhosamente de Via, seu amigo Jack e outros, e assim é possível perceber o impacto genuíno que ele tem na vida de cada um. A história trata de um tema crítico, o bullying, mas também nos mostra a importância da amizade e compaixão pelo próximo. Com situações fortes e comoventes que muitas vezes nos fazem chorar ou pelo menos querer, nos fazem refletir sobre a gentileza, aceitação e esperança. Com uma escrita simples, porém carregada de emoção, R.J Palácio nos apresenta uma história que nos inspira a ser melhores, repleta de aprendizados esta leitura foi para mim muito significativa.
A maior lição de Extraordinário é que de fato o “essencial é invisível aos olhos”, porque por mais que a beleza física agrade aos olhos é a essência que conquista o coração. August é um personagem cativante e altruísta que com a leveza e a sensibilidade característica de uma criança nos conduz a reflexões sobre a vida e sobre valores por meio de belas lições.
“Todo mundo deveria ser aplaudido de pé pelo menos uma vez na vida porque todos nós vencemos o mundo.”
Por tudo isso recomendo Extraordinário.

Postado por:

You Might Also Like

2 Comentários

  1. Parabéns Aline! Linda resenha! Fiquei ainda mais com vontade de ler este livro!!! Continue incentivando e levantando a bandeira da leitura, pois quem lê alimenta a alma e a própria vida! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rubem!
      Realmente, a Aline arrasou nesta resenha!

      Adorei a sua visita! Volte sempre!!
      Beijos..

      Excluir