Rauzito - Dez mil anos a frente!

Imagem: Pinterest Olá amigos, amigas, senhoras e senhoras  seres viventes desse planeta chamado Terra, é com imenso prazer que  inici...

Imagem: Pinterest

Olá amigos, amigas, senhoras e senhoras  seres viventes desse planeta chamado Terra, é com imenso prazer que  inicio minhas atividades por aqui. Em primeiro lugar gostaria de agradecer pelo espaço a mim concedido, e espero cumprir meu papel e dividir com vocês meus olhares e análises sobre algo tão incrível e fundamental na vida de todos  como a música. 
Nada melhor do que começar com a pedra fundamental, o pai do rock‘n roll nas terras tupiniquins, o grande e inigualável Raul Seixas! O homem das letras proféticas e melodias fulminantes, no último dia 28 completaria 70 anos se aqui estivesse. Dotado de um carisma visceral, transformou, inquietou e fundiu a ferro a musica  brasileira, misturando o tempero quente dos ritmos nordestinos ao frenesi enlouquecido do rock de Elvis, seu grande Ídolo.
Nascido em 28 de junho de 1945, Salvador na Bahia, filho de  Raul Santos Seixas e Eugênia Santos Seixas, estudou em colégios católicos, repetiu varias vezes algumas séries, pois preferia ouvir rock ao invés de assistir as aulas. Em 1962 cria seu primeira grupo musical Os Relâmpagos do Rock. No ano seguinte muda o nome do grupo para The Panters e Raul e mais tarde  para Raulzitos e os Panteras. Em 1968 grava seu primeiro LP com a banda sem grandes repercuções. No ano de 1972 alcançou repercussão nacional classificando duas composições no Festival Internacional da Canção, evento de grande repercussão montado anualmente pela Rede Globo. Em 1973 lança o LP Krig-Ha Bandolo! apresentando as primeiras parcerias de Raul com o companheiro de estudos esotéricos Paulo Coelho. No mesmo ano foi convidado ao exílio nos estados unidos devido ao projeto da sociedade alternativa o qual que era visto com maus olhos pela ditadura militar. Regressa ao Brasil em 1974 em meio ao sucesso do segundo LP, Gita, aclamado pelo povo brasileiro. Já no início da década de 80, Raul Seixas começou a apresentar problemas de saúde em virtude de consumo exagerado de álcool porém, não deixa de lançar discos e projetos como: Mata Virgem, Por Quem os Sinos Dobram e Abre-te Sésamo. Em 1988 Raul passou a compor, gravar e excursionar com o também baiano Marcelo Nova, vocalista da banda Camisa de Vênus. Em 21 de agosto morre em decorrência de um ataque cardíaco.
Me recordo que Raul foi o primeiro artista pelo qual fui levado a dar maior prestigio a letra de uma canção. Através do  meu irmão mais velho, tive o primeiro contato com sua obra, já logo de cara com umas de suas maiores composições em parceria com Paulo Coelho.  O tom transcendental de Gita, penetrou em meus ouvidos, e me emocionou de alguma forma. Pela pouca idade não entendia o que aquelas palavras arrebatadoras envoltas em sons de sinos, queriam dizer mas, sabia que era algo profundo e que soava alto e revelador.  Aí esta uma característica marcante na obra de Raul Seixas: Ele era de todos,  ultrapassou estilos, classes, muros, idades. Era do povo e para o povo. Falava fácil, sem ser vulgar ou fútil, gritava o mundo em suas filosofias e teorias. Emanava irreverência e fez o país ser mais divertido. Era o inimigo numero um, daqueles que tinham uma velha opinião formada sobre tudo.
Com 17 discos gravados a obra do baiano ainda reverbera em todos os cantos viva e influente incitando mentes e corações a debates e análises. Para aqueles que ainda não conhecem ou aqueles que queiram se aprofundar na vida e obra de Raul, indico o documentário , O inicio , o Fim e o Meio, de Walter carvalho (o qual segue abaixo trailer). Também selecionei algumas músicas preferidas para que possamos celebrar e enaltecer seu grandioso legado. No mais só nos resta clamar a plenos pulmões aquela imperiosa frase nunca dita antes nesse país; TOCA RAUL!!!

Trailer


Músicas




Postado por:


You Might Also Like

6 Comentários

  1. Muito bem vinda a blogosfera! Muito sucesso ao blog também!

    Ah, grande Raul! Minha mãe é uma grande fã, cresci ouvindo músicas dele e adoro. São ótimas músicas, acho que é meu artista brasileiro favorito!

    Seguindo de volta!

    Küsses

    Visite o Teens Forever :3 || Encomende no Portfólio :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gleicy!

      Meu pai também é um grande admirador do Rauzito, e graças a ele, também cresci escutando Raul e outras bandas muito fodas! rsrs Agradeço muito a ele por ter me mostrado desde cedo o que há de melhor no cenário da música brasileira e também internacional!

      Muito obrigada pela visita, volte sempre!
      Beijos..

      Excluir
  2. As letras das músicas dele são lindas.
    Amei o post.

    Estou de volta com o blog, e já tem post novo!

    http://tudodiferentecomsamaralima.blogspot.com.br/
    @samaraklimaa

    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samara!

      Muito obrigada pela visita, com certeza irei rentribuir!! Volte sempre!

      Beijos

      Excluir
  3. Amo as músicas do Raul =)
    Post bem completo , amei
    Beijos.
    Blog GuriasGata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor!

      Fico feliz que tenha gostado!

      Muito obrigada pela visita, volte sempre!

      Beijos

      Excluir