SE LIGA 16, VOTAR É UM DIREITO NOSSO!

  "Uma conquista da juventude brasileira, o voto facultado aos jovens entre 16 e 17 anos é, ainda hoje, objeto de debates e polêmica...

 
"Uma conquista da juventude brasileira, o voto facultado aos jovens entre 16 e 17 anos é, ainda hoje, objeto de debates e polêmicas no conjunto da população. É importante saber que exercer seu voto, é representar a sua opinião quanto a situação atual do Município, Estado e do País, sendo assim de extrema importância para a construção da verdadeira democracia.
O voto aos 16 anos foi uma conquista do movimento estudantil, incorporada à Constituição de 1988. Entre o fim da década de 1980 e o início de 1990, estudantes e jovens, de um modo geral, demonstravam interesse na vida política nacional e desejo de se manifestar, inclusive por meio do voto, sobre os rumos do país, começando então uma jornada interminável pelo reconhecimento enquanto cidadãos concientes, aptos a escolherem os rumos da sociedade em que viverão pelos próximos anos.
Nós, Jovens Ajudamos na redemocratização do nosso país de forma geral, lutando contra a ditadura, na Campanha “O Petróleo é Nosso!”  - que começou dentro de um colégio secundarista em Santos -, pintando as caras no Fora Collor, sempre na defesa de um Brasil mais justo, com igualdade e mais oportunidades para a juventude. Hoje, além de podermos participar dos espaços de poder, também gozamos do direito ao voto já aos 16 anos, que não é obrigatório, mas não menos importante.  A partir dos 18, você será obrigado a votar. Hoje, você vota se quiser, se optar por não deixar que os outros decidam por você o que é melhor para tod@s nós. Votar aos 16 não é dever, é direito!               Partindo deste ponto, tirar o título de eleitor e exercer o poder do voto é mostrar para todos que dizem que o jovem é só massa de manobra e que não se importa, que nós nos importamos sim e queremos decidir sobre a vida política do país, que não concordamos com a situação em que  vivemos e por isso mesmo queremos mudar as coisas!
A sociedade importa-se muito pouco em debater Políticas Públicas para a Juventude (PPJ’s) com os próprios jovens, por isso mesmo temos tantos problemas e poucas ações efetivas. Acabamos sendo esquecidos e ficando para amanhã já que somos apenas o velho “futuro da nação”. Ta na hora de mostrar para todos que não queremos ser tratados como futuro, que queremos melhorias hoje, afinal vivemos o presente e é justamente ele que será responsável por como será o amanhã. Então, se o presente é de luta, o futuro nos pertence!
Neste ano de eleição as atenções se voltam todas para a juventude, muitos irão pedir o seu voto. Devemos estar atentos. Muitas vezes reclamamos mas em momentos cruciais como estes é que devemos mostrar mais incisivamente a nossa opinião. Se uma outra geração ainda decide o que é melhor para nós, é hora de rever nosso conceito de democracia. Os rumos do amanhã dependerão das escolhas que tomamos hoje, e hoje a juventude pode mais! Em 2012, se liga 16! É hora de honrar essa juventude que sempre foi protagonista de conquistas históricas para o Brasil. O prazo para tirar seu título de eleitor e votar nas Eleições Municipais é 9 de maio. Por isso procure o Cartório Eleitoral ou Órgão emissor mais próximo, tire o título, participe, informe-se escolha e vote, ajude a construir a cidade que queremos e precisamos!"

MOVIMENTO MUDANÇA
UNIÃO BRASILEIRA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS (UBES)


A UMES- Carandaí já fez sua parte, levando junto com o TRE palestras para mostrar a importância do voto aos estudantes. E também levando a oportunidade dos jovens fazerem seus títulos em suas próprias escolas.
Mas, se você já tem 16 anos e ainda não fez seu título, corre porque depois de amanhã acaba o prazo. Votar é um direito seu!

You Might Also Like

2 Comentários

  1. Isso mesmo, é um direito nosso e que muitos deixam passar por bobeira e/ou preguiça ¬¬
    Eu não tenho 16 anos, mas em todas eleições converso com minha mãe e ajudo ela na escolha do candidato ^^)


    Antes do Salto || Facebook

    Seguindo...

    ResponderExcluir
  2. I have the black shoes with the clear neon heels...LOVE!
    Would love you to check out my latest outfit post!
    Have a fab Sunday xoxo
    http://www.intotheblonde.com/

    ResponderExcluir